Qual a melhor metodologia para aprender inglês?

Você já deve ter notado que existem várias escolas ou professores de inglês que oferecem diversos cursos com tipos diversos de metodologia.

Método ou Metodologia?

Quando pensamos em metodologia logo pensamos na forma em que o professor irá conduzir a aula. Mas na verdade, a forma de conduzir a aula é conhecida como método. O que isso significa? Método um conjunto de procedimentos a serem adotados em sala, a fim de atingir o objetivo da aula.

Já a metodologia, é a forma como o método é colocado em prática, para que o objetivo da aula seja alcançado.

Pra descomplicar, pensa o seguinte: você tem uma receita de bolo com o passo-a-passo. Ao seguir estes passos, o resultado final é o bolo. Ou seja, em aula é a mesma coisa: o professor tem o passo-a-passo (método) e o resultado final é você aprendendo e falando o idioma em questão (metodologia).

Tipos de Metodologia

Como eu mencionei antes, existem vários tipos de metodologia. Algumas delas são: natural approach, immersion, task-based, lexical approach dentre muitas outras. Cada uma delas, tem uma particularidade e um jeito diferente de ser aplicada, mas no final o resultado é o mesmo: fazer com que você aprenda um novo idioma.

Qual a melhor metodologia?

Se você leu até aqui deve estar se perguntando: mas afinal, qual a melhor metodologia? Essa resposta é muito pessoal e subjetiva. Mas eu posso te deixar duas dicas que eu usei quando era aluno:

1. Qual o seu objetivo no idioma? Se você quer se aprofundar mais em gramática ou escrita, provavelmente uma metodologia em que se pratica mais a habilidade oral, seria a menos indicada.

2. Indicação: pesquise um pouco mais sobre a metodologia pela internet e com amigos que já estudaram ou estudam o idioma em questão. Procure saber se aquela metodologia, também é validada. Muita gente pode te oferecer algo milagroso, e você cair numa furada.

Conclusão

Na AHEAD, adotamos a metodologia comunicativa, ou seja, desde o início você é exposto ao idioma por meio de discussões e apresentações, que fazem com que você use, na prática, o que aprende. Outras vantagens que esta metodologia propõe são:

  1. O professor é um facilitador, enquanto você se torna o comunicador principal da aula;
  2. Gramática é aprendida de forma intuitiva e natural;
  3. Você é exposto constantemente a material autêntico por meio de vídeos e textos da internet, por exemplo;
  4. O método foca na fluência.

Nossa equipe de professores de inglês ministra aulas particulares em São Paulo. Nossos cursos foram estruturados para atender alunos que querem acima de tudo praticar a conversação e perder o medo de falar. Você é assessorado do início ao fim e cuidamos da sua evolução acadêmica. 

Saiba mais sobre nós e envie sua mensagem pelo site ou pelo email: fernandohenrique@englishahead.com.br

Se você curtiu este artigo, ou acredita que um amigo/familiar pode se interessar por este conteúdo, não deixe de compartilhá-lo.

Espero que este artigo o ajude de alguma forma, e boa sorte!