No artigo de hoje, eu vou falar um pouco mais sobre listening activities – o terror de muitos alunos. Quem sabe se você ler até o final, acabe mudando de idéia.
Introdução
Para muitos de vocês, listening activity é sinônimo de frustação. Basta ouvir o professor dizer “vamos fazer um listening” e já vem aquele sentimento de desânimo, porque na sua concepção você acha que precisa entender TUDO o que a outra pessoa está falando, não é?
Dificuldades
Não é incomum que alunos sintam enorme dificuldade em listening activities, mesmo que por vezes tenham um ótimo conhecimento da gramática e um bom vocabulário. Isso pode ocorrer porque:
- a pessoa com quem você está conversando fala rápido;
- a intonação e pausas não são claras;
- a pronuncia pode ser diferente da que você está habituado;
- você pode não entender as partes mais importantes, que o ajudariam a entender a idéia central.
Com isso em mente, o que devemos fazer quando sentimos dificuldade em algo? Para superar essa dificuldade, você deve praticar listening activities com frequência. Veja algumas razões:
1. Exposição à vários sotaques
Você se expõe à vários sotaques, não apenas dos nativos, mas também do não nativos. Afinal, inglês é o idioma global e é cada vez mais comum que você fale com um não nativo do que com um nativo;
2. Melhore seu vocabulário
Inevitavelmente, seu vocabulário enriquece. Mesmo que você não entenda tudo o que foi dito, você absorverá novas expressões, phrasal verbs, etc.
3. Fique mais rápido
O tempo entre ouvir, pensar e responder vai ficar mais rápido, e sua interação com o seu ouvinte será mais rápida e natural;
4. Mais conhecimento do idioma
Você aprende outras características da língua – linguagem formal, informal, hesitações, repetições, intonação, entre outros aspectos.
Conclusão
Razões para fazer atividades de listening não faltam. Lembre-se sempre que aprender uma nova língua é um processo que exige tempo e dedicação.
Em aula, usamos todos os tipos de áudios, com vídeos, músicas, podscast e outros. Assim você treina seu listening com bastante frequência.
Além disso, na AHEAD você conta com uma equipe de professores de inglês que ministram aulas particulares em São Paulo.
Nossos cursos, foram desenhados para atender alunos que querem acima de tudo praticar a conversação e perder o medo de falar. Você é assessorado do início ao fim e cuidamos da sua evolução acadêmica.
Saiba mais sobre nós e envie sua mensagem pelo site ou pelo email: fernandohenrique@englishahead.com.br
Se você curtiu este artigo, ou acredita que um amigo/familiar pode se interessar por este conteúdo, não deixe de compartilhar conhecimento.