No artigo e vídeo de hoje, eu vou tentar te dar 5 dicas que podem fazer toda a diferença no seus estudos.
Introdução
Aprender e memorizar novas palavras é sempre um desafio. Pensa em uma aula de conversação onde você e o professor falam por uma hora e meia sobre diversos assuntos do dia-a-dia e do seu trabalho. Quantas palavras vão surgindo ao longo do papo? Com certeza, são muitas. Mas aí, depois vem o grande desafio – o primeiro é organizar todas essas informações e depois como fazer para memorizar tantas palavras?
1. Contextualize
O primeiro passo e o mais importante é, você contextualizar tudo o que aprende. Evite memorizar novas palavras sem um contexto. O cérebro assimila melhor quando você associa um verbo, expressão ou qualquer outro tipo de palavra a um contexto. E use essa parte do processo a seu favor. Associe com uma situação do seu cotidiano, sem medo de ser feliz. Quanto mais sentido fizer pra você, mais rápido você vai memorizar.
A parti daí, chegou a hora de expandir o conhecimento e investigar mais a fundo o novo vocabulário.
2. Pesquise as colocações
Vamos começar por investigar as possíveis colocações (collocations). Veja por exemplo o verbo to spend. Em inglês você pode dizer spend time, spend money, spend energy (gastar tempo, dinheiro e energia, respectivamente) e por aí vai. Além de aprender como usar o verbo to spend, você ainda lembra quais outras palavras podem fazer “par” com ela.
3. Expressões idiomáticas
Considere também as expressões idiomáticas. Ao investigar mais a fundo o verbo to spend você notará que existem várias expressões. Por exemplo: “to spend money like water” (gastar dinheiro como água) ou “to spend a penny” (ao pé da letra significa: gastar um centavo) mas a expressão é usada para se referir quando uma pessoa precisa ir ao banheiro. Essa frase passou a existir porque os banheiros públicos na Inglaterra eram pagos, e custavam 1 centavo de libra, por isso a origem da expressão. Veja o exemplo: Do you want to spend a penny before we leave?
4. O que vem antes ou depois?
Outra forma de memorizar e expandir seu vocabulário, é pesquisar o que vem antes ou depois da palavra. Por exemplo, o verbo to spend é usado com ou sem um substantivo. Veja os exemplos: I spend much time alone! ou I spend money when I’m with my friends. (Eu passo muito tempo sozinho! Eu gasto dinheiro quando estou com meus amigos).
5. Sinônimos e Antônimos
Agora, você também pode pesquisar sinônimos, e vai notar que pode substituir to spend por to expend, que é usado em contextos formais e refere-se a gastar seu dinheiro em algo valioso ou muito necessário. Veja o exemplo: to expend most of one’s salary on necessities. E ao pesquisar por antônimos, irá aprender verbos tais como: to save ou to withhold.
Conclusão
Viu que além de memorizar novas palavras você também aprendeu formas de investigar um novo vocabulário?
Lembre-se sempre que aprender uma nova língua é um processo que exige tempo e dedicação. Aos poucos, você chega lá.
Na AHEAD, trabalhamos com uma equipe de professores de inglês que ministram aulas particulares em São Paulo. Nossas aulas atendem a todos os alunos, em especial aqueles que querem praticar a conversação e perder o medo de falar. Você é assessorado do início ao fim e cuidamos da sua evolução acadêmica.
Saiba mais sobre nós e envie sua mensagem pelo site ou pelo email: fernandohenrique@englishahead.com.br
Se você curtiu este artigo, ou acredita que um amigo/familiar pode se interessar por este conteúdo, não deixe de compartilhar conhecimento.