Em inglês existem milhares de expressões. A melhor forma de aprendê-las é memorizá-las dentro de um contexto e considerando o uso, ao invés de fazer uma tradução literal. No blog de hoje vamos ver expressões usadas no dia-a-dia ou em situações de negócios.
Opinar
/How do you feel about it?/ é uma frase muito usada em reuniões de negócios. Se você quer saber a opinião de alguém sobre um produto ou uma decisão importante a ser tomada, essa frase cai muito bem pra essa situação. Vale lembrar que você também pode outros pronomes, além do /It/. Dá uma olhada?
✔ How do you feel about + THAT/ THIS/ THEM?
Ou em outros casos, você pode usar um verbo depois da preposição /ABOUT/, só que neste caso, você deve usar o verbo seguido de ING. Veja como:
✔ How do you feel about + setting up a meeting next week?
✔ How do you feel about + hiring more people for the job?
Além dessa frase, você também pode usar outras parecidas:
✔ What do you think?
✔ What’s your view on that?
Discordar
Agora, se você quer discordar de alguém, além de poder usar /I don’t think…/, você também pode usar /I’m not sure/ em português /Eu não tenho certeza/.
Esta é mais uma forma de demostrar incerteza e de certa forma discordar de uma opinião. Com essa expressão, você pode complementar sua idéia usando a estrutura abaixo:
I’m not sure if (subject + verb) – Veja os exemplos abaixo:
✔ “I am not sure if they will offer me the job.”
✔ “I’m not sure if she’ll return my call.”
✔ “I’m not sure if my boss will understand.”
✔ “I’m not sure if we will go to the convention tonight.”
✔ “I’m not sure if I understand your question.”
✔ “I am not sure if I can handle it.”
✔ “I am not sure if it will happen.”
✔ “I am not sure if it will matter.”
✔ “I am not sure if my manager will notice.”
✔ “I am not sure if they will permit us to stay there.”
Concordar
Já na hora de concordar com alguém seja em inglês ou português, é sempre mais fácil. A expressão mais comum a ser usada é /I agree/ ou em português /Eu concordo/. Se você quiser variar mais o uso de /I agree/ você pode dizer:
✔ I agree with you 100%.
✔ I couldn’t agree more.
✔ I have to agree with you on that one.
✔ I’m afraid I agree with him.
Observe também que depois de /agree/ usamos a preposição /with/ seguida do sujeito (I, you, he, she, it, we, they). E por se tratar de um verbo regular, o passado é seguindo de -ED, então fica: /agree/ agreed/.
Além desses exemplos acima, você pode experimentar:
✔ You’re absolutely right.
✔ No doubt about it.
✔ I supposed so.
Sugerir
Mudando de contexto: sugestões são sempre bem vindas. Você sabe como fazer sugestões em inglês? Provavelmente a forma mais comum de começar uma sugestão é iniciando a pergunta com /How about…?/ – mas você também pode usar /Perhaps/ ou /Maybe we could…/. Veja alguns exemplos:
✔ How about we go to Chez Philip?
✔ How about starting a group for English learners?
Note que no primeiro exemplo, usamos o sujeito /we = nós/. Na segunda forma usamos, sem o sujeito e com o verbo no ING. Porém o sujeito fica implícito que estamos falando de /nós/. Se você quiser, pode também substituir o /How about…?/ por /what about…?/ e a idéia se mantém a mesma como nos exemplos acima.
Agora, veja aqui outra forma de sugerir, começando com a pergunta na negativa /Why don’t we….?/. Veja os exemplos:
✔ Why don’t we go to Chez Philip?
✔ Why don’t we start a group for English learners?
Conclusão
No artigo de hoje, você aprendeu a opinar, concordar, discordar e sugerir em inglês. Se você quer avançar ainda mais no seu inglês, não deixe de conhecer a AHEAD. Confira nossos cursos e planos de aulas personalizados.
A AHEAD oferece aulas particulares e in-company. Você pode nos contatar por email (fernandohenrique@englishahead.com.br) e agendar um papo sem compromisso. Lembre-se de compartilhar ou marcar um(a) amigo(a) que precisa de ajuda no inglês.
Comece hoje sua jornada bilíngue!
AHEAD